Uncategorized

Agência Minas Gerais | Pequenos negócios mineiros são responsáveis por mais da metade dos empregos no primeiro trimestre

Minas Gerais abriu 75.896 novos postos de trabalho nos três primeiros meses do ano, sendo as micro e pequenas empresas (MPEs) responsáveis por 43.369 ocupações geradas até março, um percentual de 57%.

Os dados são do painel Mercado de Trabalho da plataforma Inteligência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), e indicam que o estado está em segundo lugar na geração de empregos por MPEs, ficando atrás somente de São Paulo (116.434).

Entretanto, no estado paulista a participação dos pequenos negócios na geração total dos empregos é menor que em Minas (55%).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, destaca as ações do Governo de Minas como fator determinante para a manutenção do protagonismo dos pequenos negócios.

 








 
 
   
   

 

Regiões que mais geraram empregos

Durante o primeiro trimestre, as MPEs da região Central responderam pelo saldo de 11.798 novas vagas de emprego no estado, seguida pelo Triângulo Mineiro (9.239) e Centro-Oeste/Sudoeste (5.759). 

Em março, o Noroeste de Minas e o Alto Paranaíba lideraram a geração de novos postos de trabalho, sendo responsáveis por 3.398 ocupações. Na sequência estiveram o Triângulo Mineiro com 2.033 e a região Central com 1.015 empregos gerados.

Setor de serviços lidera

No acumulado do ano, o setor de serviços foi o maior empregador entre as MPEs com saldo de 23.036, seguido pela agropecuária (10.217) e indústria de transformação (7.188).

O segmento de serviços também liderou em março, com 6.209 postos de trabalho criados pelos pequenos negócios, estando a frente de agropecuária (3.633) e construção civil (923).