Capacitação da SESAU fortalece atendimento de urgência e emergência em Campo Grande – CGNotícias

Com foco no atendimento humanizado, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou nesta quinta-feira (13/02), a capacitação de diretores técnicos, enfermeiros responsáveis das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e Centros Regionais de Saúde (CRS), além de membros do colegiado da qualidade de enfermagem da urgência pré-hospitalar fixa sobre o Protocolo de Classificação Sistematizada de Risco (PCS 24).

A Divisão de Enfermagem, da Coordenadoria da Rede de Atenção às Urgências e Emergências e do Núcleo de Evidências da SESAU foi responsável pela realização da capacitação envolvendo os demais profissionais.

O PCS 24 representa um avanço na segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, garantindo que o atendimento ocorra de maneira mais eficiente e justa. O protocolo permite que cada paciente receba a assistência adequada conforme a gravidade do seu caso, otimizando os recursos das unidades e reduzindo o tempo de espera.

Para coordenada da Rede de Atenção à Urgência e Emergência da SESAU, enfermeira Ana Paula Cangussu, a capacitação é um passo essencial para que a implantação do novo protocolo para que aconteça de forma segura e eficiente.

“A classificação de risco é fundamental para priorizar quem mais precisa do atendimento imediato. Esse novo protocolo traz mais qualidade no cuidado ao paciente e melhora a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente”, destaca Cangussu.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, ainda ressalta que a iniciativa reforça a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde.”Assim, garantimos que os atendimentos sejam realizados no tempo oportuno e com a melhor qualidade possível”.

Esse trabalho intersetorial marca o primeiro passo na implantação do PCS 24 nas Unidades de Urgência e Emergência de Campo Grande, consolidando um atendimento cada vez mais qualificado para a população.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra o instrutor e alunos sentados. A foto interna mostra alunos assistindo de outro ângulo e a última foto é pousada com alunos segurando os certificados.