Veja a distribuição de servidores do IFSP segundo função, escolaridade, cor/raça/etnia, sexo, faixa etária e deficiência
Com o objetivo de apresentar diagnóstico sobre a estrutura e dinâmica social presente no IFSP, o Núcleo de Inteligência e Sustentabilidade (NIS) — vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD) e à Diretoria de Equidade e Ações Comunitárias (DEAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) — publica um painel interativo sobre o tema.
Com dados extraídos da ferramenta Data Warehouse (DW) Siape, o painel fornece informações sobre o perfil dos servidores e servidoras do IFSP: distribuição por sexo, raça ou origem étnica, faixa etária, pessoas com deficiência, titulação, ocupação de cargos e funções.
Com dados que cobrem um período superior a uma década, o dashboard também possibilita a visualização por unidade/campus, contribuindo para uma visão mais próxima à realidade de cada um de nossos campi.
“O painel não só traz um registro histórico do IFSP, mas é uma poderosa ferramenta que pode auxiliar na tomada de decisão de uma gestão”, afirma Mariana Bertolotti, diretora da DEAC. As próximas edições propõem expandir a análise com dados de discentes do IFSP e, potencialmente, de colaboradores terceirizados.
A publicação do painel reforça também a necessidade da atualização dos dados pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e docentes do IFSP no setor de gestão de pessoas, além de engajar a comunidade acadêmica em responder às consultas a serem realizadas pelos diferentes segmentos educacionais.
“O painel vem ao encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) recém-aprovado do IFSP (2024–2028), promovendo a transparência e o acesso às informações para toda a comunidade, demonstrando o reflexo e relações com diversas políticas públicas no âmbito do IFSP”, destaca Bruno Luz, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFSP.
Confira o painel com o perfil de servidores do IFSP:
Acesse, em outra guia, o painel sobre questões étnico-raciais, de sexo e de pessoas com deficiência (distribuição de servidores no IFSP antes e após a implantação de ações de políticas afirmativas).