Nove projetos de Pesquisa e Inovação estão representando o IFSP no evento
Nove projetos do Instituto Federal de São Paulo estão sendo expostos na quarta edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que está acontecendo em Brasília, de 26 a 28/11. A comitiva que representa o IFSP é formada por 18 pessoas, sendo 9 alunos e 9 servidores.
Na programação da IV SNEPT constam encontros, mesas de debate, palestras, oficinas, mostra tecnológica e apresentações culturais, além de unidades móveis educacionais e exposição interativa para o público. Neste ano, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) espalhadas pelo Brasil.
A estudante Amanda Lameu da Cruz, aluna do curso Técnico Integrado em Redes de Computadores do Campus Boituva, é uma das representantes do IFSP no evento. Ela, que é bolsista do projeto “Banca da Ciência”, afirmou que participar da SNEPT é uma oportunidade extraordinária. “Poder conhecer pessoas do Brasil todo, ter essa experiência de conhecer projetos de IFs de outros estados é completamente diferente, eu achei uma oportunidade incrível poder apresentar o projeto em que eu faço parte para um evento tão grande, de nível nacional, eu realmente estou adorando a experiência na verdade e a oportunidade”, contou.
Vinícius Fillipe Vieira e Lucas Galvão são alunos do Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação do Campus São e junto com o professor Alexandre Brincalepe, eles ministraram a oficina: Artesanato e Robótica – Diversão e Inovação com Soft Robots. Eles também destacaram a importância de participar do evento. “Tem sido muito bom para divulgar muita informação científica interessante e conhecer o projeto de muitas pessoas do Brasil inteiro. Essa ponte que fazemos entre os estados tem sido muito interessante. Conhecemos bastante a cultura deles e de projetos diversos. A expectativa no caso seria para eventos futuros também, que a gente puder participar e conseguir atingir o máximo de pessoas possível”, disse Vinícius. Já o Lucas evidenciou o quanto participar de eventos relacionados à inovação e à tecnologia é importante não só para a formação dos estudantes, mas para a sua futura atuação profissional.
“Está sendo uma grande experiência, estamos conhecendo diversas pessoas de diversas áreas, desde a engenharia, da área de biologia, físicos, exatas, humanas, biológicas. Isso tem aumentado o nosso portfólio, nosso network, divulgando nossa área de inovação, abrindo diversas pontes, tendo uma expectativa de participar de outros eventos, ter melhores oportunidades de carreira e de nossa atuação profissional”, contou o estudante Lucas Galvão.
Os projetos que estão representando o IFSP foram selecionados pela Inova. Conheça um pouco sobre cada um deles.
Notebook de Baixo Custo
Projeto que visa transformar TV boxes apreendidos pela Receita Federal em minicomputadores. O processo inclui a montagem de um notebook utilizando carcaça de MDF cortada a laser, telas e teclados de notebooks obsoletos, além de baterias recuperadas de cigarros eletrônicos (vapes). Os minicomputadores serão doados a escolas municipais, promovendo a inclusão digital de jovens. Até o momento, um protótipo funcional foi desenvolvido, com o design da carcaça elaborado no software AutoCAD e cortado em máquina de corte a laser no Lab IFMaker Boituva. A importância desse projeto consiste no reaproveitamento de equipamentos e no fomento à educação digital em comunidades carentes. Os resultados parciais demonstram a viabilidade da ideia, destacando a sustentabilidade e a inovação no uso de recursos. A expectativa é que essa iniciativa não apenas beneficie as escolas, mas também inspire outros projetos de reaproveitamento de tecnologia.
Banca da Ciência
É um projeto de divulgação científica desenvolvido no Campus Boituva. As ações ocorrem por meio de oficinas de comunicação da ciência, exposições itinerantes de experimentos científicos e produções culturais na internet. A circulação da ciência tem ocorrido em escolas da rede municipal de Boituva/SP, na Penitenciária Estadual em Iperó/SP e em espaços públicos como praças e feiras.
Bengala inteligente guiada por som para deficientes visuais
Hoje, cerca de um bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência e enfrentam barreiras no acesso a serviços básicos. Este projeto foca em deficientes visuais, buscando criar uma bengala inteligente com sistema robótico de interação humano-computador (IHC), com reconhecimento de voz e emissão de áudio, para auxiliar na locomoção interna. A proposta visa oferecer uma solução acessível e de baixo custo, promovendo acessibilidade e avanço em tecnologia assistiva.
Oficina: Artesanato e Robótica – Diversão e Inovação com Soft Robots
A oficina de robótica permite que os participantes montem garras robóticas de silicone, capazes de segurar e manipular objetos como mãos humanas. Personalizáveis para diferentes tarefas, as garras serão feitas em moldes projetados e impressos em 3D. A montagem ocorre em duas etapas, com cura do silicone e ativação por ar comprimido, guiadas pela equipe, que fornecerá materiais e suporte durante todo o processo.
Fabricação de lente não delgada com CNC e determinação do índice de refração
O tema do projeto é a fabricação de lentes acrílicas espessas convergentes com CNC a laser, submetida aos raios laser de cores violeta e vermelha. A metodologia inclui design em CAD, usinagem, análise óptica realizada por fotoanálise e o índice de refração do acrílico obtido usando da lei de Snell. Os resultados dos valores experimentais são comparados com aqueles publicados na literatura.
Fabricação de dioptros prismáticos e determinação do índice de refração
O projeto objetiva a fabricação de dioptros prismáticos de material acrílico, usinadas na máquina de fresamento convencional e polida no laboratório de metalografia. Raios lasers de cores vermelha e violeta são incididos na face do dioptro e a refração é fotografada. Os de índices de refração são obtidos por fotoanálise e a lei de Snell. Os valores são comparados com aqueles oficiais da literatura.
Fotoanálise e videoanálise de fenômenos físicos e práticas de Ensino
As práticas de ensino denominadas fotoanálise e videoanálise são aquelas classificadas na Pedagogia Contemporânea. Essas práticas envolvem os estudantes em análises de imagens de fotografias e vídeos, utilizando softwares e planilhas de cálculo. Nessas práticas são confirmadas as vantagens dos instrumentos digitais na aquisição, absorção e aprimoramento dos conhecimentos abordados.
Palestra: Estudo do potencial de Indicação Geográfica para os vinhos da cadeia produtiva de São Roque – SP: seus vinhos premiados e turismo de experiência.
Para conferir mais fotos do evento acesse os álbuns da abertura e do 2º dia da SNEPT no Flickr do Mec.