Lucas Brito Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Colaboração do estagiário Tiago de Paula
Há quatro décadas, o Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) marca um compromisso duradouro como fórum de discussão técnica, democrática e transparente sobre questões ambientais.
E, nesta quarta-feira (6), conselheiros e presidentes atuais e antigos se encontraram no Paço Municipal em uma solenidade para celebrar toda a trajetória de um dos conselhos mais antigos do país.
Reunidos no auditório do 7º andar, com a presença de autoridades do município, os convidados receberam homenagens e relembraram momentos marcantes do conselho.
“O Comam é importante pois reúne moradores da cidade com representantes do poder público e do setor privado, todos em pé de igualdade”, afirma Lincoln Delgado, ex-presidente do conselho (2016-2021). “É um espaço aberto para discussões ambientas, que refletem diretamente na qualidade de vida de quem mora aqui e até de outros municípios, porque São José tem esse alcance para reverberar em todo o Vale do Paraíba.”
Após a cerimônia, foi realizado o plantio de mais um pomar, que integra o programa Pomares Nativos Educativos. Os participantes plantaram 40 mudas, em alusão aos anos comemorados do conselho, de espécies nativas como guabiju, pitanga, pêssego-do-mato e araçá.
Histórico
O Comam é um colegiado autônomo, deliberativo e não remunerado, responsável por promover debates técnicos sobre a construção de políticas públicas sustentáveis da cidade e outros temas ambientais relevantes, além de contribuir com programas de preservação e educação ambiental do município, envolvendo a comunidade na agenda política administrativa ambiental local.
Foi criado em 1983 pela Lei Municipal 2773/83, que alterou o nome do CMCP (Conselho Municipal de Combate à Poluição e Proteção ao Meio Ambiente) para Conselho Municipal de Meio Ambiente. A partir de 1994, o Comam se tornou um conselho autônomo, composto por secretaria executiva, câmara técnica e câmara social.
Ao longo de sua história, o Comam promoveu a democracia contribuindo na revisão do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, atuando na consulta pública de projetos e destinando recursos para pesquisas ambientais, além da presença ativa em eventos como solturas de peixes, caravana rural e arborização urbana, reafirmando a dedicação ao meio ambiente.
O conselho também participa da gestão e administração do Fundo Municipal de Conservação Ambiental – FUMCAM e do Fundo Municipal de Serviços Ecossistêmicos – FMSE, deliberando sobre a utilização dos recursos que são aplicados no desenvolvimento de pesquisas, execução de projetos voltados à preservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população joseense.
O colegiado é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, com representantes de diversos segmentos como ONGs ambientalistas, sociedades e movimentos de bairro, indústrias, institutos de pesquisa e tecnologia, universidades, empresas públicas e privadas, sindicatos, associações e conselhos de classe.
MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
вывод из запоя стационар вывод из запоя стационар .
My brlther suggesated I ight lik this weeb site. He
wass entirely right. Thiss post actuallpy made
myy day. Youu caan nott imagine simnply how mucch time I hhad spent for this information! Thanks!
Greetings! Veryy helpfuyl advicce iin thiss particular post!
It’s thee little changes hich will make the reatest
changes. Thanks ffor sharing!
Great article.
Эта информационная заметка предлагает лаконичное и четкое освещение актуальных вопросов. Здесь вы найдете ключевые факты и основную информацию по теме, которые помогут вам сформировать собственное мнение и повысить уровень осведомленности.
Выяснить больше – https://mednarkoforum.ru/