Paula Pessoa Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos investe na Educação e uma das formas é por meio da formação continuada de seus profissionais. Com atenção especial para a Primeira Infância que, no município, atende mais de 32 mil crianças em salas de berçário, infantil e pré-escola das escolas municipais.
Nesta terça-feira (29), cerca de 1.200 profissionais da Educação Infantil terão um HTC (Horário de Trabalho Coletivo) diferenciado, com a palestra “Educar os três primeiros anos – olhares para a infância”, ministrada pela arte-educadora Carmem Orofino, no auditório do Parque Tecnológico, em Eugênio de Melo.
A palestra será dividida em dois turnos (manhã e tarde) para professores de berçário, infantil, contraturno, Atendimento Educacional Especializado, sala de leitura, orientadores de escola e diretores de escola.
Troca de saberes
Investir na formação dos educadores faz toda a diferença na rotina escolar em prol do desenvolvimento das crianças e alunos da rede de ensino municipal. No início deste mês, os educadores participaram de momentos de integração e troca de saberes após palestra sobre “Leitura para Bebês e Crianças Pequenas”, com a pedagoga, atriz e narradora oral, professora Edi Fonseca.
Para a professora Éverlin Marques Namba, da Emei Maria José Guido Brogliato, no Jardim Colonial, o momento foi enriquecedor e “somar às práticas da sala de aula”.
“Com suas vivências, estudos e a forma como conduziu sua palestra, a professora Edi Fonseca nos mostrou um novo olhar sobre como os bebês interagem e como reagem de forma positiva ao momento da leitura, além de passar dicas. A escolha de bons livros podem deixar nossos pequenos mais atentos e interessados nas leituras, com o que aprendemos nas formações conseguimos levar o melhor para os nossos alunos sempre”, destacou Éverlin.
Primeira Infância
A palestrante Carmen Orofino é arte-educadora graduada pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com especialização em Ensino, Arte e Cultura pela USP e especialização em dança pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). É também Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP e seus estudos seguem a Abordagem Pikleriana.
Atualmente, coordenada a área de Corpo e Movimento da Escola Viva – SP e também formadora de educadores em instituições de ensino e universidades. Faz parte da equipe da Casa 345, atuando com formação de educadores e coordenando grupos de estudo com foco na primeiríssima infância e é membro fundador da Associação Pikler Brasil.
MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Educação e Cidadania