NOTÍCIAS

Sorocaba amplia vagas de tratamento da dependência química e disponibiliza telefone 24 horas para conter chegada e avanço da nova droga K9 – Agência de Notícias – JORNAL DE LIMEIRA

 

A Prefeitura de Sorocaba sai na frente, mais uma vez, na realização de ações preventivas e combativas contra a dependência química, agora, sobretudo para conter a chegada e proliferação na cidade de uma nova droga de efeito devastador, chamada K9, já identificada na cidade de São Paulo e que tende a se expandir para o interior do Estado.

As iniciativas anunciadas pelo prefeito Rodrigo Manga e colocadas em prática, desde esta quinta-feira (6), vão desde a ampliação das vagas para tratamento da dependência química, passando pelo monitoramento diário de pontos da cidade para identificar possíveis grupos de usuários e a ampliação do uso do WhatsApp: (15) 99666-2636, do programa municipal “HumanizAção”, que funciona 24 horas por dia, para receber denúncias ou informações que possam melhor direcionar as ações das equipes de apoio.

“Essa droga, K9, que é tipo uma maconha sintética, já se espalhou por São Paulo capital e tem um poder mais devastador que o crack. Uma verdadeira praga, que causa mais rapidamente a dependência química e até paralisa funções básicas das pessoas, transformando-a em verdadeiros ‘zumbis’”, descreve o prefeito Rodrigo Manga.

O Poder Público de Sorocaba está com todo o efetivo do programa “HumanizAção” nas ruas, envolvendo diversas secretarias municipais, Assistência Social e Guarda Civil Municipal (GCM), para rastrear e identificar usuários de drogas, em especial da nova droga K9.

As ações consistem em abordagem social especializada às pessoas em situação de rua ou dependentes químicos identificados, propiciando acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS) ou outro tipo de auxílio específico. No SOS, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente, cuidados de higiene e, sempre que necessário, encaminhamento para tratamentos na área da saúde.

Da mesma forma, dependentes químicos, voluntariamente, são encaminhados para tratamento de reabilitação. “Em parceria com outras esferas de Governo, aumentamos em mais de 40 vezes o número de vagas disponíveis em clínicas de tratamento para dependentes químicos, que terão a chance de largar o vício e mudar de vida. Eram 40 vagas, que aumentamos para 940 e chegamos, no momento atual, para 1.840 vagas de tratamento. Ou seja, se a pessoa quiser se tratar, ela tem tudo à disposição”, completa o prefeito Rodrigo Manga.

Nesse sentido, para ampliar, ainda mais, a oferta de atendimento nessa frente, a participação da população, via WhatsApp: (15) 99666-2636, do “HumanizAção”, é fundamental. Pelo canal, o munícipe colabora com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, ou pessoas em situação de dependência química.

“Mais do que isso, a partir de agora, se você conhece alguém que precisa de ajuda e deseja tratamento contra a dependência química, basta ligar que uma equipe irá atender em domicílio. Não precisa ser especificamente pessoa em situação de rua, mas toda família, que tenha em casa alguém ou conheça alguém que queira deixar o mundo das drogas, pode solicitar esse apoio”, acrescenta o chefe do Executivo sorocabano.

O programa “HumanizAção” é realizado de forma integrada e reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Além do WhatsApp: (15) 99666-2636, outras formas de contato com o “HumanizAção” são pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *