NOTÍCIAS

Credencial de estacionamento para idosos poderá ser obtida online – Hertz Noticias

Compartilhar:

A partir desta terça-feira (02), a credencial para os idosos estacionarem em vagas preferenciais poderá ser emitida por meio eletrônico, pelo site da Senatran, a Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura.

A inovação vai tornar mais prático emitir o cartão de idoso para estacionamento preferencial. Isso porque a outra maneira é procurar o Detran estadual, municipal ou a prefeitura da cidade, se ela estiver integrada ao Sistema Nacional de Trânsito.

A autenticidade da credencial eletrônica é verificada por um QR Code, que pode ser lido através do aplicativo V.I.O. – o mesmo já utilizado para checar a carteira de motorista, o licenciamento e as novas placas veiculares. Em caso de perda da credencial, o motorista pode utilizar o mesmo serviço para cancelar o documento.

Para ter direito a vagas preferenciais de estacionamento, é preciso ter no mínimo 60 anos de idade, e estar com a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, válida. Lembrando que o documento é obrigatório para uso daquelas vagas destinadas a pessoas idosas, que ficam sinalizadas por placas ou pintura no chão.

A aposentada Dóris Fracasso tem 70 anos e conseguiu o cartão de estacionamento preferencial assim que completou 60. Ela elogia a utilidade do documento:.

O cartão de estacionamento de idoso só pode ser usado pelo titular e deve ser colocado sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. Caso haja falsificação ou rasura no documento, ou ainda o uso indevido, ele pode ser cassado.

Quem não tem habilitação para dirigir, mas tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, e depende de condutor, também tem direito a vaga especial de estacionamento. Neste caso, deve procurar as informações no site do Detran.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *