NOTÍCIAS

Passeio Ciclístico será uma das atrações da Semana do Meio Ambiente – Hertz Noticias

Compartilhar:

Uma programação especial está sendo preparada pela Prefeitura de Franca, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Através da Secretaria de Meio Ambiente, diversos acontecimentos serão realizados a partir do dia 2, quando está prevista a exibição de um Painel On-line, com três especialistas abordando a temática ‘Maneiras Acessíveis de Tratamento de Água’, seguindo até o dia 17, quando haverá uma ação integrada com a comunidade na praça ‘Alves de Oliveira’, no Jardim Bueno.

O Passeio Ciclístico previsto ocorrerá no dia 5 de junho, com saída às 8h, da Secretaria de Meio Ambiente (Av. Nazira Aidar, Jardim Redentor), prosseguindo até o Jardim Zoobotânico, onde haverá uma breve recepção com fornecimento de frutas e água aos participantes. Dali, com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, auxiliando na orientação do trânsito, todos prosseguirão até o Posto Paineirão, na rodovia Cândido Portinari. Nesse local, está prevista a inauguração de um pórtico, contendo os principais roteiros para trilhas na região, em que o ciclista poderá conferir o percurso, através do QR Code.

Junto com as informações sobre as trilhas da região, o participante poderá conhecer e consultar orientações de educação ambiental, bem como sobre animais típicos que poderão ser vistos durante o percurso. O evento será concluído com o retorno à Secretaria de Meio Ambiente.

Trilha da Pedreira 

Para o dia 12 de junho, está confirmado o Passeio Ciclístico, mediante parceria com a Unifran, compreendendo o percurso denominado ‘Trilha da Pedreira’. Nele, os ciclistas se reunirão no ponto de início, localizado na Avenida Manoel Jacinto Neto, entre os Residenciais Franca Polo e Zanetti, região Sul. Haverá uma breve apresentação sobre os objetivos propostos através do evento. 

Neste dia, os ciclistas farão a coleta dos resíduos descartados ilegalmente ao longo do percurso. Haverá um caminhão de apoio para depositar os resíduos e outro para o apoio aos ciclistas, levando água. No final do trajeto, haverá uma tenda com estudantes de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, distribuindo frutas e água para os participantes.

Ao longo desse período será feita também a  distribuição de folhetos com informações gerais de boas práticas ambientais, junto aos estudantes da rede de ensino. Para o dia 17 de junho, fechando a programação da Semana Ambiental, a partir das 17h, será feito um trabalho de Educação Ambiental na Praça ‘Alves de Oliveira’, conhecida como Praça do ‘Skate’, no Jardim Bueno. Junto com as equipes ambientais da Prefeitura, participarão skatistas, professores da modalidade e os moradores das imediações.

Após o trabalho de educação ambiental, os organizadores vão preparar um aulão de skate aberto a toda a comunidade, a partir das 19h. Na mesma ocasião todos os participantes serão convidados a participar de uma limpeza coletiva.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *